Perfil do Aluno
Nome: Ângela
Idade: 12 anos
Sexo: Feminino
Série: 3°. Ano do primeiro ciclo de formação
Deficiência: Síndrome de Down com bastante capacidade de interação.
Ângela é uma aluna simpática, amiga e alegre, gosta de fazer amigos e adora desenhar. Distrai-se com facilidade, por isso é praticamente impossível mantê-la trabalhando mais do que alguns minutos seguidos. Precisa constantemente da atenção individual da professora. E algumas vezes começa a perturbar as outras crianças, pois tem a necessidade de estar sendo acompanhada durante todo o tempo.
No que diz respeito ao aproveitamento, ela consegue ler algumas palavras que fazem parte do seu cotidiano. Reconhece o nome do papai e da mamãe. Lê e escreve seu nome com facilidade. Palavras com alguma dificuldade são um problema para Ângela, pois quando parece ter aprendido, percebe-se que não reconhece o sentido do que lê.
Em Matemática, Ângela, já sabe contar e é capaz de efetuar somas simples.
Devido ao déficit intelectual é fundamental que os conceitos matemáticos sejam trabalhados inicialmente de forma concreta, favorecendo a experimentação. Para este trabalho, é necessário lançar mão de muitos instrumentos como brinquedos, blocos lógicos, jogos de memória, dominós e material dourado garantindo uma aprendizagem significativa que dê suporte para a elaboração do pensamento e raciocínio abstrato da aluna.
Dificuldades Específicas:
Dificuldade de comunicação oral.
Dificuldade Cognitiva e de memória.
Dificuldade de Atenção / Concentração
Preparação prévia para iniciar o processo educacional
Os professores precisam conhecer bem os alunos, em termos de suas capacidades, de seus conhecimentos, de seus interesses e de sua experiência anterior.
Os alunos precisam ser ajudados a atribuir um sentido pessoal às tarefas e atividades de que participam.
As aulas devem ser organizadas de modo a estimular a participação e o esforço.
Nome: Ângela
Idade: 12 anos
Sexo: Feminino
Série: 3°. Ano do primeiro ciclo de formação
Deficiência: Síndrome de Down com bastante capacidade de interação.
Ângela é uma aluna simpática, amiga e alegre, gosta de fazer amigos e adora desenhar. Distrai-se com facilidade, por isso é praticamente impossível mantê-la trabalhando mais do que alguns minutos seguidos. Precisa constantemente da atenção individual da professora. E algumas vezes começa a perturbar as outras crianças, pois tem a necessidade de estar sendo acompanhada durante todo o tempo.
No que diz respeito ao aproveitamento, ela consegue ler algumas palavras que fazem parte do seu cotidiano. Reconhece o nome do papai e da mamãe. Lê e escreve seu nome com facilidade. Palavras com alguma dificuldade são um problema para Ângela, pois quando parece ter aprendido, percebe-se que não reconhece o sentido do que lê.
Em Matemática, Ângela, já sabe contar e é capaz de efetuar somas simples.
Devido ao déficit intelectual é fundamental que os conceitos matemáticos sejam trabalhados inicialmente de forma concreta, favorecendo a experimentação. Para este trabalho, é necessário lançar mão de muitos instrumentos como brinquedos, blocos lógicos, jogos de memória, dominós e material dourado garantindo uma aprendizagem significativa que dê suporte para a elaboração do pensamento e raciocínio abstrato da aluna.
Dificuldades Específicas:
Dificuldade de comunicação oral.
Dificuldade Cognitiva e de memória.
Dificuldade de Atenção / Concentração
Preparação prévia para iniciar o processo educacional
Os professores precisam conhecer bem os alunos, em termos de suas capacidades, de seus conhecimentos, de seus interesses e de sua experiência anterior.
Os alunos precisam ser ajudados a atribuir um sentido pessoal às tarefas e atividades de que participam.
As aulas devem ser organizadas de modo a estimular a participação e o esforço.
Nenhum comentário:
Postar um comentário