“A principal característica da inclusão é propor uma sociedade para todos, uma escola para todos, de forma incondicional. É para todos mesmo! Se alguém ficar de fora, não é mais inclusão. A inclusão propõe uma ruptura dos paradigmas que já existem, a construção de um novo trabalho, um novo lazer, uma nova escola. São propostas que vão melhorar a vida de cada um de nós porque são de alta qualidade, de alto refinamento para os relacionamentos humanos, onde quer que eles aconteçam.” (Cláudia Werneck)
Convidamos você a ler a entrevista intitulada “A humanidade como ela é”, realizada em novembro de 2001 por Vitor Casimiro com a jornalista e escritora Cláudia Werneck para o portal Educacional: a Internet na Educação”, onde, dentre vários aspectos, ela aborda de forma bastante clara a diferença entre integração e inclusão.
Essa entrevista é simplesmente imperdível!
Um comentário:
Gurias!
Muito interessante a entrevista. O que me chamou bastante atenção foi a idéia de que a inclusão vai muito além da questão da deficiência. Podemos até não ter alunos especiais e termos alunos "normais" que não estão incluídos por uma série de razões. A escola inclusiva respeita as diferenças e trabalha para diminuí-las, quando for o caso, ou para preservá-las, pois a diversidade muitas vezes é benéfica. Incluir precisa envolver o integrar. Nãobasta apenas dividir o mesmo espaço físico. Beijos!
Marli-
Turma RS_01 - PUC- RIO
Postar um comentário